sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A origem mitológica de Roma


A origem de Roma

A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola. Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gémeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma. De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas actividades pastoris.
Trabalho realizado por: Francisco Cardoso nº 6



Outra forma de contar a lenda


Conta a lenda que dois irmãos gémeos, Rómulo e Remo, filhos do deus Marte e da filha do rei de Alba Longa, foram abandonados numa cesta e atirados às águas do rio Tibre. Tendo ido parar à margem do rio, junto ao monte Palatino, foram amamentados por uma loba e criados por um pastor. Durante uma luta provocada pela divisão do território que cada um iria governar, Rómulo matou Remo. Rómulo reinou durante 37 anos na cidade de Roma, futura capital do Império.

8 comentários:

  1. É um trabalho interessante!

    Francisco Cardoso nº6 7ºb
    Miguel Campos nº21 7ºb

    ResponderEliminar
  2. Está um trabalho muito interessante.Mas como é que Rómulo matou Remo? Atirou-o ao vulcão? Matou-o á facada? Arranjou uma metralhadora?

    nº3 7ºB
    nº11 7ºB

    ResponderEliminar
  3. Achá-mos a lenda muito interessante.
    Gonçalo Sousa e João Pedro.

    ResponderEliminar
  4. É meu e basta! Está excelente

    Francisco Cardoso nº6

    ResponderEliminar
  5. A introdução está demasiado longa ao nosso ver.
    Em contrapartida a lenda está pequena demais.

    nº5 e nº13

    ResponderEliminar
  6. gostámos da lenda, apesar de pequena está bem construída e mostra bem a vida dos émeos desde o abandono até à conquista e governo

    nº15 e nº25

    ResponderEliminar
  7. Gostei! é pequena mas diz tudo.


    Gonçalo nº10

    ResponderEliminar
  8. Mas como é que Rómulo matou remo? Atirou-o ao vulcão? Matou-o à facada? Arranjou uma metralhadora? Atirou-o para as jaulas do jardim zoológico?

    nº11 7ºB

    ResponderEliminar