A Lenda do Minotauro



O
Minotauro é uma figura mitológica criada na Grécia Antiga.Com cabeça e cauda de touro num corpo de homem, esta personagem encheu o imaginário dos gregos, levando-lhes medo e terror.
De acordo com o mito, a criatura habitava num labirinto na Ilha de Creta que era governada pelo rei Minos.
O rei Minos, antes de se tornar rei de Creta, havia feito um pedido ao deus Poseidon para se tornar o rei. Poseidon aceita o pedido, mas em troca pediu a Minos que sacrifique, um lindo touro branco. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não se apercebesse.
Poseidon chateado com a atitude do rei, resolveu castigá-lo!
Então, faz com que a esposa de Minos, Pasífae, se apaixonasse pelo “touro” acabando também por ficar grávida deste.
Desta união nasceu o Minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos pediu a Dédalos que lhe construísse um labirinto gigante para prender a criatura.
O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.
Este ordenou que fossem enviados todos os anos, sete rapazes e sete raparigas de Atenas para serem devorados pelo Minotauro.
Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói grego Teseu resolve apresentar-se voluntariamente para ir a Creta matar o Minotauro.
Ao chegar à ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixonou-se pelo herói grego e resolveu ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perdesse no grandioso e perigoso labirinto. Tomando todo cuidado, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, com que Ariadne o presenteara , pondo fim aquela terrível criatura.
O mito do Minotauro passou de geração em geração e era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia aconteceu àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses.
Rita Lopes nº 24


Outra versão

A lenda do Minotauro
Na mitologia grega, o Minotauro era, segundo a representação mais tradicional entre os gregos antigos, uma criatura imaginária com cabeça de um touro sobre o corpo de um homem. O autor romano Ovídio descreveu-o simplesmente como "parte homem e parte touro". Habitava o centro do Labirinto, uma elaborada construção, erguida para o rei Minos de Creta e projectada pelo arquitecto Dédalo e seu filho Ícaro, especificamente para abrigar a criatura. O sítio histórico de Cnossos, com mais de 1300 compartimentos semelhantes a labirintos, já foi identificado como o local do labirinto do Minotauro, embora não existam provas decisivas que confirmem ou desmintam tal reflexão. No mito, o Minotauro eventualmente morreu pelas mãos do herói ateniense Teseu. O Minotauro povoou o imaginário dos gregos, levando medo e terror.
Conta a lenda que o Minotauro nasceu em função de um desrespeito do seu pai ao deus dos mares, Poseidon. O rei Minos, antes de se tornar rei de Creta, fez um pedido ao deus para que ele se tornasse o rei. Poseidon aceita o pedido, mas em troca pediu que Minos sacrificasse, em sua homenagem, um lindo touro branco que sairia do mar. Ao receber o animal, o rei ficou tão impressionado com a sua beleza que resolveu sacrificar um outro touro em seu lugar, esperando que o deus não percebesse.
Furioso com a atitude do rei, Poseidon resolve castigar Minos, fazendo com que a esposa Pasífae, se apaixonasse pelo touro. Pasífae apaixonou-se de facto pelo animal e ficou grávida. Desta união nasceu o Minotauro. Desesperado e com muito medo, Minos pediu a Dédalos que construísse um labirinto gigante para prender a criatura. O labirinto foi construído no subsolo do palácio de Minos, na cidade de Cnossos, em Creta.
Depois de vencer e dominar, numa guerra, os atenienses, que tinham matado Androceu (filho de Minos), o rei de Creta ordenou que fossem enviados todos os anos sete rapazes e sete raparigas de Atenas para serem devorados pelo Minotauro.
Após o terceiro ano de sacrifícios, o herói grego Teseu resolve apresentar-se voluntariamente para ir a Creta matar o Minotauro. Ao chegar à ilha, Ariadne (filha do rei Minos) apaixona-se pelo herói grego e resolve ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que Teseu pudesse marcar o caminho na entrada e não se perder no grandioso e perigoso labirinto. Com muita precaução, Teseu escondeu-se entre as paredes do labirinto e atacou o monstro de surpresa. Usou uma espada mágica, que tinha recebido de presente de Ariadne, colocando fim áquela terrível criatura. O herói ajudou a salvar outros atenienses que ainda estavam vivos dentro do labirinto. Saíram do local seguindo o caminho deixado pelo novelo de lã.
O mito do Minotauro foi um dos mais contados na época da Grécia Antiga. Passou de geração em geração, principalmente de forma oral. Os pais contavam aos filhos, os filhos aos seus filhos e assim por diante. Era uma maneira dos gregos ensinarem o que poderia acontecer àqueles que desrespeitassem ou tentassem enganar os deuses.

João Pedro nº 18